quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Introdução

Esse blog foi criado com a finalidade de articular práticas criativas na Escola de Tempo Integral. Os assuntos que serão abordados, pretende provocar a reflexão crítica sobre os desafios do ensino aprendizagem da matemática, na perspectiva da Educação Integral Integrada.
Usaremos vários recursos audiovisuais como sugestões de atividades pedagógicas, que de forma criativa, constrói o saber matemático, de maneira prazerosa e significativa para o aluno.
Para finalizar, traremos experiências “exitosas” de algumas Escolas de Tempo Integral que fizeram ou fazem a diferença no processo de ensino e aprendizagem da matemática no Brasil e são exemplos de práticas pedagógicas que obtiveram boa aceitação e bons resultados no ensino.

No texto,apresentado na Unidade III- Práticas Pedagógicas como Práticas Socias.Podemos destacar o termo Educação Matemática para refletir sobre como essa ciência pode ser transformada em currículo a ser ensinado e aprendido nos espaços e tempos educativos, pensando o ensino da matemática na lógica de como se construiu tal entendimento sobre números e suas relações. A ciência matemática é um produto cultural e seu ensino precisa considerar o contexto social e suas demandas culturais para dar efetividade e contextualização aos saberes, o que implica a transformação do saber cientìfico em saber escolar.

De acordo com a pesquisa, estamos imersos em discursos e práticas que nos atravessam e provocam estranhamentos sobre o que somos e fazemos. Os questionamentos que  fazemos como alunos, professores e pessoas envolvidas na cultura escolar vêm como expressão da busca de compreender os processos que nos constituem e nos quais somos constituídos, problematizando condições existentes nas formas de vida contemporânea, na tentativa de atribuir novos sentidos para este mundo. Desse modo, refletir criticamente as práticas metodológicas no processo de construção dos conceitos matemáticas exige relacionar conhecimentos sobre como se dá a natureza do raciocínio lógico e quais são suas consequências para uma Educação Matemática.


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