O ensino da Geometria tem
sido influenciado pela linearidade do sistema euclidiano. Nesta concepção, as
práticas pedagógicas estão centradas na sequência: ponto, reta, linhas, figuras
planas e, posteriormente, os sólidos geométricos. Tal sequência se contrapõe,
geralmente, às experiências vivenciadas pelos estudantes na exploração do
espaço em que vivem. Desde cedo, as crianças manipulam muitos objetos
geométricos (bolas, caixas, latas, etc.) e, posteriormente, centram sua atenção
às figuras geométricas planas, vértices e arestas que os compõem, mostrando o
quanto a sequência estipulada pela escola caminha na direção oposta à da vida.
As atividades aqui apresentadas fazem parte do Curso Faces da Geometria, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação. Os registros são do meu acervo pessoal, sou professora formadora da Escola de Formação de Goiás, Polo Rio Verde- GO.
As atividades aqui apresentadas fazem parte do Curso Faces da Geometria, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação. Os registros são do meu acervo pessoal, sou professora formadora da Escola de Formação de Goiás, Polo Rio Verde- GO.
Nesta unidade de estudo os professores desenvolveram duas atividades, sendo que na primeira construímos uma maquete com embalagens para representar um espaço de convivência construído pelas formas tridimensionais. Na segunda atividade, procuramos estabelecer relações entre as representações tridimensionais das bidimensionais, ou seja, o croqui é a vista superior da maquete.
Atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores.
Atividade 2 - Trabalhando com Tangram
Está atividade faz parte do curso Faces da Geometria e foi desenvolvida em sala de aula pela professora Enniete Borges, com sua turma de 6º ano do Ensino Fundamental.
Nesta atividade a professora estimulou os alunos a construir um Tangram através da técnica de dobradura.Em outro momento, utilizando as sete peças do Tangram, a professora orientou que os alunos construíssem figuras planas como retângulo, triângulo, paralelogramo, trapézio para estabelecer as relação existentes entre elas. E ainda, a cálcular a área e perímetro.
Eu, Andréia P. Escarião Tomasi, professora formadora do curso tenho autorização para expor as fotos.
Olá!
ResponderExcluirÉ tão interessante apresentar aos estudantes que usamos a matemática todos os dias!
Parabéns pelo trabalho!
Obrigada pelo carinho,
Excluiro grande diferencial do trabalho apresentado é dar significado ao que ensinamos aos nossos alunos